ATM | Associação de Investidores

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Orçamento Familiar (folha de cálculo para finanças domesticas)

E-mail Print PDF

Orçamento FamiliarO Orçamento Familiar pode dividir-se, essencialmente, em três fluxos de dinheiro e que são o rendimento do agregado, a despesa do agregado e a poupança.

O rendimento é um influxo de dinheiro para o agregado que deriva de várias fontes, tais como o salário, ajudas de custo, subsídios, dividendos, mais-valias, prémios, etc.

A despesa, por sua vez, representa um exfluxo de dinheiro para o agregado e esta deriva, também, de várias fontes, como por exemplo as despesas com o lar, educação, saúde, crianças, carro, seguros, lazer, impostos, etc.

Por fim, considerando que o que não é consumido é poupado, temos então a poupança dada pela diferença entre o rendimento e a despesa. No caso de ser negativo, então em vez de poupança temos endividamento.

Uma gestão mais planeada, controlada e racional da Finança Doméstica pode permitir uma melhoria significativa das condições de vida do agregado familiar, pelo que perceber de onde vem o dinheiro e para onde vai, possibilita uma melhor e mais eficaz organização e controlo do Orçamento Familiar.

Sabendo nós que só se pode gerir aquilo que se pode medir, disponibilizamos esta folha de calculo que lhe permitirá registar todos os fluxos de dinheiro da Finança Domestica do seu agregado, assim como organizar, estruturar, planear e controlar os rendimentos, as despesas e a poupança, percebendo também o efeito desse planeamento e controlo na sua capacidade de poder consumir mais no futuro.

A poupança deve ser encarada como uma despesa fixa todos os meses, só assim é possível criar uma verdadeira disciplina de poupança.

Poupar é criar a possibilidade de investir.

GRATUITO PARA UTILZADORES REGISTADOS

Esta ferramenta é grátis para Utilizadores registados. Para se registar apenas precisa de criar uma conta carregando em "Criar uma conta") no menu "Login de Sócio". Após ter criado uma conta de Utilizador, efetue o seu login e poderá fazer o download gratuito desta ferramenta.

Depois de efetuar o download gratuito para o seu computador através do link abaixo, deve abrir a folha de cálculo no computador e esta pronto a usar.

icon Orçamento Familiar (folha de cálculo) (298.29 kB 2011-09-27 23:35:51)

Requerimentos mínimos do sistema:
Sistema operativo: Microsoft Windows 98, Me, 2000 ou XP
Microsoft Excel 2007

DISCLAIMER: A folha de cálculo anexa é fornecido gratuitamente apenas aos sócios da Associação. A folha de cálculo pode incluir imprecisões ou erros de fórmulas ou tipográficos e não existe garantia que este seja o melhor ou mesmo um bom modelo de controlo de risco e gestão de investimentos. A ATM e o autor da folha de cálculo não se responsabilizam pela conveniência, precisão, confiabilidade e resultados desta ferramenta, apesar de a terem testado exaustivamente sem verificarem erros, nem pelo uso indevido do mesmo, incluindo todas as garantias. Os utilizadores da folha de cálculo renunciam a todas as garantias e condições no que diz respeito a utilização deste sistema, na aptidão para um perfil específico de investimento, na titularidade e na não violação.



Last Updated on Tuesday, 27 September 2011 21:37  

LOGIN DE SÓCIO

MERCADOS

DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO


RSS
YouTube
Junte-se ao nosso grupo
Junte-se à nossa rede
Siga-nos
{alt}